TRABALHANDO AS IDEIAS DO CAPÍTULO
1. b, c, d, f ,g.
2. Além de proteger o animal de predadores e sustentar o corpo, o esqueleto externo diminui a perda de água, o que facilitou a sobrevivência do grupo de artrópodes terrestres, como os insetos.
3. d
4. a) O inseto da primeira sequência (uma borboleta) sofre metamorfose. O inseto da segunda sequência (uma traça) não sofre metamorfose.
b) Ovo, lagarta, pupa, adulto
5. As operárias se encarregam de procurar alimentos (o néctar e o pólen das flores), construir, limpar e defender a colmeia, além de alimentar a rainha e a prole com o mel, pólen e geleia real; produzem também a cera usada na construção da colmeia.
A rainha é a única fêmea fértil da colmeia. Pode pôr cerca de mil ovos por dia e viver de cinco a dez anos. Os zangões são os machos. Sua única função é fecundar a rainha, que armazena durante anos milhões de espermatozoides dos zangões em seu aparelho reprodutor.
6. O combate biológico contra insetos e outras pragas da agricultura é feito usando-se os parasitas e os predadores desses insetos e pragas. Como predadores, podem ser usados outros insetos, vírus, fungos, etc. O combate biológico tem a vantagem de não poluir o ambiente nem destruir insetos predadores ou polinizadores.
7. Sim, porque o ovo de uma borboleta sai uma lagarta que vai originar outra borboleta.
8. O gafanhoto está abandonando seu exoesqueleto (muda).
IDENTIFICANDO OS INSETOS
1. antenas; 2. cabeça; 3. tórax; 4. abdome; 5. asas; 6. pernas; 7. traqueia.
a) O corpo dos insetos se divide em três regiões: cabeça, tórax e abdome.
b) Os insetos possuem três pares de pernas presas ao tórax.
c) Duas antenas.
d) Sim.
e) Número1; antenas.
f) Pernas e asas.
g) Número 7; traqueias.
PENSE UM POUCO MAIS
1. Asas.
2. Sim, porque os insetos polinizadores beneficiam as plantas, promovendo sua reprodução. Outros insetos, porém, atacam e destroem plantações.
3. Os inseticidas podem matar os insetos polinizadores, que levam o pólen de uma flor para outra, promovendo a reprodução das plantas. Isso diminui a produção de frutas.
4. Em certos períodos, rainhas e machos alados saem para a revoada, ou voo nupcial. Após a fecundação, em pleno ar, as rainhas livram-se das asas, abrem canais no solo e constroem novos formigueiros. Como a rainha recebe o esperma do macho em pleno ar, pode dizer que, de certa maneira, um formigueiro começa nesse momento.
5. As formigas fazem parte de uma teia alimentar, servindo de alimento para pássaros, insetos e outros animais. Se elas desaparecessem, essas espécies poderiam ficar com falta de alimento e ameaçadas de extinção.
6. A maioria dos insetos é terrestre. Como a fecundação interna evita a desidratação dos gametas, ela é uma adaptação à vida terrestre.
7. A característica de terem a mesma cor do ambiente em que vivem permite a esses animais ficarem camuflados, tornando-se menos visíveis aos predadores.
8. Não. As cascas que encontramos na natureza não são de cigarras mortas, são exoesqueletos abandonados após a muda.
9. O voo auxilia a dispersão dessas sociedades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário