quarta-feira, 30 de julho de 2014

GABARITO DO LIVRO - CAP 19

PEIXES

TRABALHANDO AS IDEIAS DO CAPÍTULO

1. Presença de nadadeiras e de uma cauda que impulsiona o corpo; forma alongada e hidrodinâmica da maioria dos peixes; escama e muco, que deixam a pele bem lisa, o que diminui o atrito com a água.

2. c, d, e, f, h, j

3. A piramboia usa um pulmão para respirar oxigênio do ar.

4. A linha lateral é formada por canais que se comunicam com o exterior por pequenos poros pelos quais o peixe capta vibrações na água indicam a presença de outros animais.

5. Não, porque os peixes são ectotérmicos, isto é, sua temperatura acompanha a temperatura ambiente.

6. Peixe ovíparo é aquele cujo embrião se desenvolve fora do corpo da mãe, à custa de uma reserva de alimento.
    Peixe vivíparo é aquele cujo embrião se desenvolve dentro do útero, recebendo alimento diretamente do sangue da mãe através de um órgão chamado placenta.


PENSE UM POUCO MAIS

1.  Com malhas muito finas são capturados também filhotes que ainda não procriaram.  Isso impede a reposição natural da população de peixes e até ameaça a espécie de extinção.

2. Na fecundação externa, um grande número de óvulos se perde na água ou serve de alimento para outros peixes.  No caso dos peixes ovovivíparos, um número maior de filhotes sobrevive.  A maior produção de óvulos na fecundação externa é uma adaptação que compensa que compensa a maior perda de óvulos nesse caso.

3. Não. As narinas têm apenas função olfativa: são capazes de perceber substâncias químicas dissolvidas na água.  A troca de gases com a água (respiração) é feita nas brânquias.

4. Mutualismo.  O peixe se livra de parasitas, e o camarão consegue alimento.